Rafael Antunes

Rafael Manuel Patrão Tavares Martins Antunes, nascido a 16 de Novembro de 1969, em Lisboa.

Frequenta o Doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Recentemente participou no curso em narrativa VR/360º em Berkeley no Graduate School of Journalism na Universidade da Califórnia, frequentou o curso “Elements of Journalism” na Universidade Lusófona.

Convidado a participar no projeto CIAKL, curso europeu de empreendedorismo para as indústrias criativas, que envolve várias universidades e empresas europeias das indústrias criativas, procurando novos modelos de negócio para a Industria. Defendeu a tese de Mestrado em Estudos de Cinematográficos na mesma Universidade, com o projeto Transmedia “Lápis Azul”.

Licenciado em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia na Universidade Lusófona.Frequentou o Programa Erasmus na SZFE (Universidade de Teatro, Cinema e Televisão) em Budapeste,
Hungria, participou do Digital Media Summer Institute, 2011, UT Austin | Portugal 2011 em “Convergence Culture” e “Transmedia Storytelling” na Universidade Nova de Lisboa, trabalha no Grupo Impresa como Coordenador Novos Formatos Digitais na Direção de Produtos e Serviços Digitais e é um dos responsáveis da implementação da tecnologia VR/360º, Coordena editorialmente as novas produções para as várias plataformas digitais, Idealiza e produz novos formatos a pedido das redações e das equipas editoriais no Grupo.

Professor da Universidade Lusófona em várias licenciaturas e mestrados nas áreas de Transmedia e
VR/360º.

Realizou as curtas-metragens “Moeda Viva” sobre o trabalho de Pierre Klossowski, filme selecionado para exibição na Cinemateca Portuguesa e Museu Berardo, “O Tenente” filmado em Super 16 mm sobre a criação da República Portuguesa em 1910 – primeiro prémio ICA / Lusófona 2010, prémio ZON, venceu o III Festival de Digital de Odemira e o prémio Augusta para melhor curta-metragem no Festival de Cinema Bragacine. O filme foi exibido na SIC Notícias e em vários festivais nacionais e internacionais. “Um Natal Especial” filmado em Super 16 mm exibido na RTP em 2010.

Produziu e realizou o projeto Transmedia “Mutter” exibido na SIC Radical, que teve como objetivo principal o desenvolvimento de uma narrativa Transmedia que integrasse diferentes plataformas com cruzamentos narrativos e dramáticos, o projeto foi premiado na ZON e esteve presente em vários festivais de cinema, nacionais e internacionais.

Realizou e produziu o projeto Transmedia “Lápis Azul” sobre a censura em Portugal, composto por um filme de ficção e um documentário, o projeto foi exibido pela SIC, SIC Notícias e estreou em sala de cinema.

O projeto “Lapis Azul” ganhou o prémio Sophia da Academia Portuguesa de Cinema, prémio para melhor guião original no Festival de Cinema Caminhos do Cinema Português, prémio Augusta para melhor filme Português no festival de cinema BRAGACINE , prémio especial no FARCUME. O filme e o documentário “Lápis Azul” foram escolhidos para integrar o projeto «Visualizing Cultures», promovido pela Universidade de Brown e o Massachusetts Institute of Technology.